
Aqui está um processo passo a passo para ajudá-lo a criar sua estratégia de marketing para a área de saúde.
Orientaremos você sobre como criar personas de compradores, como desenvolver uma mensagem central de marketing e como atrair seu público para você.
O marketing para empresas de saúde digital pode ser um desafio único. Os líderes da saúde digital estão criando produtos e tecnologias incríveis que têm o poder de mudar a maneira como prestamos assistência médica. Mas quando se trata de ter uma estratégia eficaz de marketing para a área de saúde e divulgar sua mensagem, as coisas começam a complicar.
Não é por falta de conhecimento do público, porque eles tem esse conhecimento. É que as empresas de saúde digital costumam passar meses, até anos, imersas em quem é seu mercado-alvo e quais são seus desafios, para que possam criar tecnologia que resolva seus problemas. Transformar essas informações em uma mensagem de marketing que dispara rapidamente a aquisição de pacientes e diz aos possíveis pacientes que você os conhece mais do que eles mesmos, isso é difícil de fazer.
O problema? Com demasiada frequência, as empresas de tecnologia da saúde são vítimas de maus conselhos de marketing, táticas de marketing do tipo “tomando decisões à medida que avança” é uma falta geral de uma estratégia de marketing na área da saúde. Com pequenas equipes de marketing, é difícil criar conteúdo suficiente para canalizar seus pacientes durante a jornada do comprador para uma conversa de vendas. A produção de conteúdo leva tempo, energia e espaço mental para ser criativa.
Felizmente, atrair seu público-alvo pode ser mais simples do que você pensa e tudo começa com sua estratégia de marketing para a área de saúde.
Por onde começar ao criar sua estratégia de marketing para a área de saúde?
Seu marketing não deve acontecer sem certeza nem fundamento. Uma postagem no blog aqui, uma campanha de publicidade digital lá e uma foto do Instagram acolá, não farão nada para ajudá-lo a alcançar as pessoas que realmente precisam de você.
Por mais que você possa ter se esforçado enquanto trabalha para criar sua startup médica, reserve um tempo para desacelerar um pouco e dar alguma atenção à criação de sua estratégia de marketing médico em São José do Rio Preto, tão importante. Você vai querer testá-la, iniciá-la e aprender com ela. Entendemos que você está ocupado, mas esse processo não é muito difícil se você tiver as ferramentas e diretrizes corretas. Quando você é estratégico, pode realmente conduzir sua missão além do barulho constante que existe hoje na Internet.
Aqui está um processo passo a passo para ajudá-lo a criar sua estratégia de marketing para a área de saúde. Você descobrirá como utilizar o poder de documentar sua persona de comprador e algumas outras táticas-chave.
Etapa 1: defina seu “por que”.
É importante definir para você, sua equipe e seu paciente por que sua empresa de saúde digital existe. Qual é a missão abrangente que te levanta de manhã e te mantém diante de probabilidades intransponíveis? A articulação desse “porquê” central dará propósito não apenas aos seus esforços de marketing, mas também à sua equipe.
Por exemplo, na SET Marketing Digital, o meu “porquê”, a missão motriz por trás de todo o meu trabalho é “deixar as pessoas melhor do que as conheci”. Essa crença central está inserida em todas as interações com um paciente em potencial, como meus serviços agregam valor aos meus pacientes e como abordo meu marketing. Cada empresa precisa de uma declaração comparável para manter todos os departamentos unificados em direção a um objetivo.
Etapa 2: entenda seu paciente.
A base do seu plano de marketing deve ser seu paciente. Você entende como eles pensam, que problemas precisam ser resolvidos e quais são seus valores? Antes de escolher táticas e canais de marketing, você precisa conhecer as pessoas que realmente precisam do seu produto ou serviço.
Quem deve ter uma opinião em suas personas de comprador.
Para criar personas completas de compradores, você precisa de contribuições de mais do que apenas sua agência de marketing em São José do Rio Preto. Sua equipe de vendas tem informações valiosas das conversas em andamento com seus compradores e sua equipe de sucesso de pacientes pode fornecer informações sobre como seu produto ou serviço está resolvendo problemas para os pacientes atuais no momento.
Crie e valide a sua persona de comprador.
Para conhecer seu paciente e ter uma base mais sólida para sua estratégia de marketing para a área de saúde, convém trabalhar com um processo de descoberta com uma variedade de perguntas. Essas perguntas podem incluir:
Sua equipe deve responder a essas perguntas internamente. No entanto, na maioria dos casos, você só pode fazer suposições gerais sobre o que seus pacientes em potencial realmente experimentam; portanto, é importante validar sua hipótese com pacientes e possíveis pacientes reais.
Depois de responder a essas perguntas e criar personas de compradores, é importante validar quaisquer suposições com o mercado. Você pode fazer isso conversando pessoalmente com pacientes ou potenciais compradores, criando pesquisas ou coletando dados por meio de campanhas de marketing e publicidade.
Esta validação não deve ser um exercício único. Certifique-se de coletar e analisar continuamente os dados de suas campanhas de marketing e das pessoas que conversam com seus pacientes todos os dias (sua força de vendas e equipe de sucesso do paciente). Sua agência de publicidade em São José do Rio Preto precisa ouvir sobre as idéias coletadas nessas conversas para continuar a aprimorar a principal mensagem de marketing.
Etapa 3: defina suas metas de marketing e KPIs.
Antes de planejar sua estratégia de marketing digital para médicos em São José do Rio Preto, é necessário documentar suas metas e principais indicador-chave de desempenho (KPIs). Infelizmente, muitas empresas de saúde digital analisam métricas que não estão ligadas a resultados.
Por exemplo, se sua equipe de marketing está entusiasmada com o alto tráfego que chega ao site, mas não está vinculando essa métrica a um objetivo comercial, não são dados totalmente utilizáveis. Em vez disso, o tráfego do site precisa ser rastreado para demonstrar como ele se transforma em leads ou vendas. Embora muitas métricas possam ser valiosas e ajudar você a saber onde sua estratégia precisa de mais aprimoramentos, as métricas que não estão vinculadas a um resultado não são KPIs.
Para definir metas efetivas, pergunte a você mesmo e à sua equipe:
A partir daí, defina os KPIs para cada resultado e quem é responsável por esses KPIs. Cada KPI deve ter uma métrica de atividade vinculada a ela e uma métrica de eficácia. Por exemplo, se você sabe que precisa gerar 100 leads qualificados de vendas (SQLs – Sales-Qualified Lead) a cada mês (esta é uma métrica de atividade) da sua equipe de marketing para ter sucesso, talvez também seja necessário definir qual é a receita média por SQL (uma métrica de eficácia). Liste tudo isso por escrito e compartilhe com a equipe para poder acompanhar suas métricas, manter-se organizado e garantir que as metas sejam alcançadas.
Etapa 4: avalie seus ativos, conteúdo e táticas de marketing atuais.
Depois de definir suas metas, é hora de analisar o desempenho do seu conteúdo e táticas atuais de marketing. As avaliações não são apenas uma maneira de garantir que você não tenha muito conteúdo repetido; eles são cruciais para confirmar que você tem um plano de jogo confiável e eficaz. Ter um mapa relativo desenhado de onde você quer que sua estratégia de marketing para a área de saúde o faça sentir-se mais confiante em chegar lá, e certifique-se de chegar dentro do prazo necessário.
Avaliação de conteúdo.
É essencial que você faça uma auditoria de conteúdo para ver onde podem estar as lacunas. Você poderá determinar o que precisa com base no que já possui. Se uma parte do conteúdo não estiver completamente ausente, você poderá revisar onde pode ser aprimorado. Só porque um blog que você escreveu abordou um ótimo tópico e foi relevante e interessante há 5 anos, não significa que continuará a atrair seu público da mesma maneira hoje. Crie uma planilha e adicione um código de cores para indicar quanto tempo você está com esse conteúdo criado.
Embora algumas peças precisem apenas de pequenos ajustes, não tenha medo de alterar drasticamente o seu conteúdo, se não estiver em boa classificação no SERP. Após uma avaliação completa, você pode até optar por adicionar um novo conteúdo para substituir totalmente um já existente. Os algoritmos dos motores de busca frequentemente mudam para se adaptar aos hábitos de pesquisa das pessoas, portanto, você pode precisar atualizar seu conteúdo para vários buscadores para garantir que eles sejam otimizados adequadamente.
Avaliação SEO.
As avaliações de otimização para mecanismos de busca são essenciais para sua estratégia de marketing para a área de saúde. Como mencionado, os mecanismos de pesquisa mudam com base no que eles acham que as pessoas querem ver, e é fundamental que você se adapte aos seus algoritmos. Acesse seu conteúdo existente mais antigo e use ferramentas como SEMrush e Ahrefs para ver como seus artigos estão classificados, se estão aparecendo para as palavras-chave corretas e se o conteúdo existente está realmente atraindo seus compradores.
Seja competitivo. Veja o que outras empresas do seu setor estão usando como palavras-chave e como elas estão sendo usadas. Aproveite uma estratégia de palavras-chave orgânicas bem implementada, você pode avançar sem gastar muito dinheiro. Quando feito de maneira eficaz, o marketing de conteúdo pode essencialmente ajudá-lo a obter tráfego para seu site sem nenhum custo.
Pesquisa de palavras-chave.
Com a pesquisa de palavras-chave, você tem a oportunidade de aumentar bastante a exposição do seu conteúdo. Se, por meio desta pesquisa, você encontrar conteúdo que não está apresentando o melhor desempenho possível, não desanime.
Fazer ajustes no conteúdo existente pode ser tão simples quanto alterar os títulos ou tão complexo quanto uma reescrita completa do artigo existente. De qualquer forma, tudo isso terá um papel enorme em sua estratégia de marketing para a área de saúde, pois esses fatores ajudam a analisar e entender se o seu conteúdo será ou não encontrado pelo seu público em potencial.
Quando você encontrar palavras-chave alinhadas com seu produto e suas personas, mantenha-as à mão em uma planilha organizada, junto com todos os dados que você extraiu nelas, para poder consultar novamente quando estiver escrevendo. Use as ferramentas recomendadas acima para avaliar as palavras-chave, procure aquelas com baixa classificação de dificuldade e altos números de pesquisa mensal. E, ao espalhar as palavras-chave cuidadosamente selecionadas em uma conteúdo, evite o “preenchimento de palavras-chave”. O Google verá uma densidade da palavra-chave superior a 2% ao tentar enganar o sistema, o que pode resultar em uma classificação pior do seu conteúdo, em vez de melhor.
Por fim, continue medindo e analisando ao longo do caminho para ver o desempenho do seu conteúdo com esses ajustes. Não subestime o potencial das palavras-chave e a otimização adequada. Se você deseja que seu site melhore ainda mais, sempre há espaço para melhorias – basta verificar como estão os esforços de marketing de entrada e ajustar as táticas conforme necessário.
Etapa 5: crie sua estratégia de conteúdo orientada a resultados.
Sua estratégia de marketing precisa se centralizar em torno de uma mensagem central de marketing focada no comprador que é incorporada aos seus ativos de marketing.
Crie sua mensagem principal de marketing.
Existem três tipos diferentes de mensagens principais de marketing que você pode criar, mas aqui vamos nos concentrar nas proposições focadas no comprador, pois elas tendem a gerar resultados particularmente impressionantes.
De fato, é relatado que 74% dos consumidores ficam irritados com o conteúdo excessivamente genérico do site, e 63% sentem que se conectam muito melhor com empresas que fornecem conteúdo pessoalmente relevante.
Então o que podemos aprender com isso? Suas mensagens são mais fortes quando você adapta sua mensagem ao usuário final. Isso significa identificar seus gatilhos e resolver suas frustrações. Faça com que se sintam especiais.
Certifique-se de que eles saibam como a venda do seu produto ou serviço os beneficiará. Ao tentar atrair os colegas, você também desejará inspirar o elemento humano, almeje uma mistura de lógica e emoções. Puxe um pouco as cordas do coração, se necessário. Faça com que eles sintam realmente uma conexão com o que você está tentando transmitir.
Diferencie sua marca para que eles saibam como ela os ajudará melhor do que qualquer outro concorrente. Se disponível, sinta-se à vontade para apresentar algumas “provas” por meio de depoimentos de pessoas (desde de que consentidos) com problemas semelhantes que estão melhorando agora porque tentaram o que você está oferecendo.
Neste ponto, você reuniu muitas informações de pacientes em potencial. Você já entende o problema deles e como pode guiá-los através dele. Agora, é apenas uma questão de elaborar uma mensagem que se concentre nas necessidades do paciente, além de comunicar o valor que você oferece.
Infelizmente, muitas empresas de tecnologia da saúde acreditam ter mensagens únicas quando realmente não têm. É por isso que, nesta fase, você precisa analisar as mensagens de seus concorrentes com o objetivo de aprender com seus pontos fortes e fracos. Aqui estão os tipos de perguntas que você e sua equipe de marketing médico digital em São José do Rio Preto devem fazer ao avaliar as estratégias de marketing de seus concorrentes:
Agora você pode começar a redigir sua mensagem principal de marketing, o que impulsionará toda a criação de conteúdo no futuro.
Desenvolvendo um cronograma de produção de conteúdo.
Você se beneficiará muito da criação de um documento limpo e padronizado, no qual você e sua equipe possam verificar sempre para garantir que não estão repetindo o conteúdo ou se afastando da linha do tempo. Com uma programação de produção de conteúdo, você saberá exatamente o que vem a seguir. Crie uma planilha Excel, ou Planilhas Google ou o seu processador de planilhas preferido e crie colunas detalhando o mês, tipo de conteúdo (blogs ou oferta de conteúdo), palavra-chave escolhida, título do conteúdo, comprimento (contagem de palavras), personas do comprador, estágio da jornada do comprador e qualquer outras notas necessárias.
Mapeie seu conteúdo para a jornada do comprador.
Depois de criar sua mensagem principal de marketing e o cronograma de produção de conteúdo, o próximo passo em uma estratégia de marketing para a área de saúde é garantir que você tenha conteúdo para cada estágio da jornada do comprador.
Fase de conscientização.
O comprador pode não saber que tem um problema ou, se tiver, não sabe que há uma solução.
O conteúdo que se encaixa nessa fase:
Formatos que se encaixam nessa fase:
Fase de interesse.
O comprador sabe que há um problema e uma solução, mas não sabe qual é a solução certa para eles.
Conteúdo que se encaixa nessa fase:
Formatos que se encaixam nessa fase:
Fase de decisão.
O comprador sabe que há um problema e tem 2 a 3 soluções escolhidas. Eles estão tentando tomar uma decisão sobre qual solução é a mais adequada.
Conteúdo que se encaixa nessa fase:
Formatos que se encaixam nessa fase:
Como usar seu conteúdo para preencher seu funil de vendas.
Neste ponto, você está pronto para começar a implementar todas as pesquisas que você fez para sua estratégia de marketing pessoal para médicos em São José do Rio Preto. Dependendo das personas do comprador em que você está focado, você pode usar vários formatos diferentes para disponibilizar seu conteúdo. Por exemplo, se seu objetivo é começar a educar seu público, você pode se concentrar em conteúdo do blog ou em vídeos curtos que expliquem o problema e a solução. Você também pode transformar esse conteúdo em um formato de e-book que pode ser usado como um elemento de atração.
Ao criar esses artigos, vídeos, infográficos e outras peças de conteúdo, é importante que você se concentre no seu público-alvo. Seu conteúdo terá um ROI melhor quando direcionado para uma determinada pessoa e segmento de mercado. Isso significa que você precisará criar funis de venda para diferentes personas, mercados verticais ou tipos de soluções. Você pode reutilizar o conteúdo nos diferentes funis, mas cada funil deve comunicar claramente o problema e a solução de que a pessoa precisa e fornecer uma experiência personalizada que ajuda a prepará-la para tomar uma decisão de compra.
Etapa 6: atrair seus compradores.
Depois de criar seu plano de conteúdo, você precisa determinar como vai usá-lo para atrair seus compradores. Você tem alguns canais principais de propriedade para aproveitar. Embora existam outros canais que você pode incorporar ao seu marketing, como relações públicas e conferências, veremos apenas os canais digitais hoje.
Tráfego orgânico do site.
O uso de mecanismos de pesquisa para direcionar tráfego orgânico e não pago ao seu site é um imperativo. Embora os algoritmos dos mecanismos de pesquisa estejam em constante evolução, o princípio permanece o mesmo: os mecanismos de pesquisa favorecem sites que publicam conteúdo novo, respeitável, autoritário e que oferece uma experiência perfeita ao usuário.
Mídias sociais orgânicas.
As plataformas de redes sociais em São José do Rio Preto são o melhor lugar para criar uma comunidade entre seus fãs e seguidores e, finalmente, levá-los aos seus funis de venda. Crie um conteúdo envolvente que encante, eduque ou ajude. Não tenha medo de usar novas plataformas se seu público estiver presente, mas também não tenha medo de dizer não a plataformas que não são eficazes para seus negócios.
Crie conteúdo para e-mail.
A ótima notícia sobre a criação de uma estratégia eficaz de marketing para a área de saúde é que você começará a gerar uma lista de endereços de email. Esta lista é um dos seus ativos mais valiosos e você deve tratar as pessoas que lhe fornecerem o endereço de e-mail como royalties. Não crie spam com conteúdo; em vez disso, crie emails cuidadosos que forneçam informações e conteúdo que os induzam suavemente durante a jornada do comprador.
Plano PPC.
O marketing de pay-per-click (PPC) também é extremamente valioso. A internet está tão saturada, não apenas com seus concorrentes diretos, mas com outros produtores de conteúdo que também estão disputando a atenção do seu público. É difícil, se não quase impossível, para seus compradores encontrá-lo, a menos que você utilize um PPC coeso e uma estratégia de marketing orgânico.
O PPC permite redirecionar as pessoas que visitaram seu site no passado para continuar alimentando-as através do seu funil de vendas. Ao usar o pixel do Facebook ou a tag Insight do LinkedIn corretamente, você pode garantir que seus potenciais compradores estejam obtendo o conteúdo certo no momento certo, para que você possa informar sua decisão de compra.
Etapa 7: aproveite seu conteúdo para aprender sobre seus pacientes.
Desenvolver uma mensagem central de marketing e uma estratégia de marketing para a área de saúde é o ponto de partida para mais oportunidades de marketing. Com o tempo, sua estratégia e seu conteúdo podem começar a evoluir para algo diferente. Isso não significa que sua estratégia inicial foi um fracasso; significa apenas que você continua a crescer e se transformar ao lado de seu público-alvo.
É por isso que, ao projetar sua nova estratégia de marketing para a área de saúde, é importante manter a mente aberta, experimentar novas idéias e avaliá-las de acordo. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode continuar avaliando e evoluindo com seu mercado e mantendo seu conteúdo relevante.
Aprenda com o seu conteúdo.
Depois de liberar o conteúdo, pode parecer que seu trabalho foi feito com esse material específico, mas esse não é o caso. O conteúdo publicado oferece uma nova oportunidade para aprender com a resposta do seu público-alvo.
Isso replica?
Para começar, isso está repercutindo no seu público? Você está obtendo mais engajamento e retorno de informação? Caso contrário, há várias coisas que você pode fazer para avaliar e otimizar seu conteúdo que não exigirá começar do zero. Comece verificando suas manchetes. Você pode fazer isso usando o Headline Analyzer do CoSchedule. Quanto melhores forem os títulos, maior a probabilidade de o seu conteúdo aparecer nas pesquisas dos pacientes. Confira suas palavras-chave também. Talvez você não esteja fazendo as melhores escolhas possíveis e esteja diminuindo seu SEO.
Além disso, pode ser necessário examinar seus tópicos. É possível que os tópicos em que você está focando não estejam realmente cobrindo os pontos problemáticos dos possíveis compradores. Você também deve avaliar o valor do seu conteúdo neste momento. Você está realmente dando ao seu público algo que é importante para eles? Ou o seu conteúdo se transformou em um discurso sobre as habilidades da sua empresa?
Inspira ação?
Permitir que os compradores tomem medidas e melhorem suas dificuldades atuais é uma das melhores maneiras de criar confiança e estabelecer relacionamentos. Se sua estratégia de marketing para a área de saúde não estiver inspirando uma resposta do seu público-alvo, ela poderá aparecer de várias maneiras diferentes. Existem alguns sinais reveladores de que seu público não está agindo.
Por um lado, eles podem não responder ou interagir com postagens de mídias sociais São José do Rio Preto. Ou pior, seu funil de vendas não está gerando leads tão rápido quanto você precisa.
Se essas coisas são verdadeiras em sua experiência de marketing, é hora de reavaliar o valor que você está oferecendo.
Talvez seja ainda mais simples do que isso, o seu conteúdo está realmente chamando-os para a ação? Ou você está simplesmente dando a eles informações sem pedir que respondam?
Se for esse o caso, você precisará melhorar suas chamadas à ação. Dito isto, seus CTAs nem sempre precisam incentivar a audiência a comprar seu produto ou serviço. Eles podem ser tão simples quanto oferecer ao seu público uma lista de verificação ou guia gratuito que os ajuda a implementar as idéias que você acabou de apresentar.
Aprenda com seus dados.
Use ferramentas de dados e análise, como o Google Analytics, o recurso de relatórios do CRM ou a plataforma de comércio eletrônico para reunir métricas importantes para cada estágio da jornada de compra.
No topo do funil, você deseja obter informações sobre o tráfego do site, novos visitantes e os canais de onde eles vêm.
No meio do funil, colete dados em torno de pessoas que levantaram as mãos e tomaram medidas em uma frase de chamariz, como baixar uma oferta de conteúdo ou fazer um teste.
Na parte inferior do funil, você deseja analisar métricas de vendas, como valor médio do pedido e tempo para a venda.
Ao coletar dados para cada estágio do funil, você poderá ver quais partes são eficazes e quais precisam ser aprimoradas.
Ouça o seu departamento de vendas.
À medida que você continua evoluindo com o seu mercado, um dos seus melhores ativos é o seu departamento de vendas. Eles estão no chão todos os dias conversando com as pessoas que você está tentando alcançar. Se alguém pode lhe dar o tom do seu público-alvo, são eles. Então, pergunte a eles o que ouvem dos pacientes em potencial.
Além disso, as equipes de sucesso do paciente podem fornecer informações sobre o uso do produto pelos pacientes. Eles podem fornecer histórias de sucesso, bem como maneiras de sua agência de comunicação em São José do Rio Preto servir melhor os compradores.
Ouça a indústria.
Ouvir internamente desempenha um papel importante no progresso do marketing, mas procure também ouvir externamente. Recursos externos podem ajudá-lo a continuar atendendo às necessidades do seu mercado. Por exemplo, os líderes em seu setor específico têm uma boa noção das necessidades dos pacientes. Se você ouvir as idéias deles, saberá se o seu conteúdo está realmente atendendo às necessidades atuais do seu público.
Tudo isso para dizer, sua estratégia de marketing na área da saúde não é estática; deve ser uma abordagem dinâmica que o ajude a se conectar com seu público e a se manter relevante dentro do seu mercado. Isso significa que, depois de desenvolver sua estratégia, o objetivo deve ser manter a conversa com departamentos internos e fontes externas, como pacientes e líderes do setor.
Ao continuar conversando e aprendendo, sua estratégia de marketing na área de saúde permanecerá atualizada e sua equipe de marketing Rio Preto ficará cada vez mais expert em sua área.
Você está pronto para criar conteúdo que obtém resultados?
Com esse conhecimento, você tem o que é preciso para se destacar acima da concorrência e ser visto. Seus pacientes querem encontrar você; eles só precisam de uma pequena ajuda para acessar seu site.
Crie hoje sua estratégia de marketing para a área de saúde em São José do Rio Preto orientada a resultados com as orientações e dicas deste artigo e o aconselhamento personalizado de um especialista em marketing médico em São José do Rio Preto pelo WhatsApp: (17) 99112-1157