
Noite de lançamento da revista Revide Ancienne ocorreu 28 de Maio de 2019, no Hotel Mont Blanc, em RP.
A jornalista e empresária Isabel de Farias reuniu na noite desta terça-feira, dia 28 de maio, no Hotel Mont Blanc, um seleto grupo de convidados e formadores de opinião. Entre eles empresários, sociedade civil organizada, autoridades como o prefeito Duarte Nogueira, para o lançamento oficial e anúncio da Revide Ancienne, a mais nova revista ribeirão-pretana.
A nova publicação ribeirão-pretana foi inspirada na “AARP The Magazine“, uma revista norte-americana bimestral, com tiragem de 23 milhões de exemplares, e que defende as causas da população com mais de 50 anos e trata principalmente do envelhecimento das pessoas. “Como é que a gente chega a um patamar deste. É óbvio que a Revide Ancienne não irá atingir esta tiragem, mas se ela tiver, assim, uns 20 mil exemplares e principalmente no formato [21×28 cm, lombada quadrada, capa em papel couché 230 gramas], que ela for lançada eu vou ficar muito feliz”, revela Isabel de Farias.
Dados demográficos dos ribeirão-pretanos influenciaram na criação da nova revista. Em 2019, por exemplo, a população de Ribeirão Preto na faixa etária de 60 a 64 anos representa 33.733 pessoas, de 65 a 69 anos, 26.592 pessoas, de 70 a 74 anos, 19.351, e mais de 75 anos, 26.649, totalizando 106 mil pessoas.
“É um universo muito significativo para nós trabalharmos e foi pensando neste público desta faixa etária que a gente pensou em um produto dirigido a essa nova terceira idade. Essa revista é o Brasil que está envelhecendo, esse é o ponto fundamental. A expectativa de vida em 2018 aumentou para 76 anos. O público da terceira idade passou a ser significativo tanto em quantidade de pessoas como em potencial de consumo. Num futuro próximo, essa faixa etária representará cerca de 1/3 da população”, ressalta Isabel.
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira citou um estudo realizado pela Universidade de Harvard que trata sobre a questão do envelhecimento. O estudo fala como envelhecer com qualidade e prolongar o tempo de vida com hábitos saudáveis.
“Tem duas coisas que a gente não consegue pisar no breque, pois não dependem de nós. A primeira é o envelhecimento, ninguém consegue freá-lo. E a segunda é a nossa carga genética. Nossos ancestrais, nossos pais e mães nos transferem aquela fusão de elementos genéticos que vão nos dar tanto as características de beleza, vitalidade, força e inteligência, como também essa carga genética negativa que irá nos transferir as doenças. Mas, por outro lado temos têm três coisas que podemos fazer, evitar os vícios como cigarro e álcool, ter bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos”, explicou ao parabenizar a Revide Ancienne.
Revide Ancienne
Isabel de Farias explica a origem do nome da revista: “Ancienne vem de ‘Ancião’ de ‘Anciã’… de idoso”, traduz. Diferentemente da Revide, há 30 anos em circulação e distribuída gratuitamente, a Revide Ancienne poderá ser comprada em bancas e em 26 farmácias de uma rede de Ribeirão Preto ou adquirida por assinatura.
A primeira edição será de 12 mil exemplares, a segunda edição terá uma tiragem de 5 mil exemplares. A periodicidade da nova revista será mensal e a primeira edição começa a circular em 18 de julho.